A família inventora

Adriana mora com sua mãe, Lizete Gumz e com os avós maternos, Raimundo Gumz e Ignês Basso Gumz. Eles confiaram em todas as potencialidades e não ficaram presos somente em suas necessidades, formando uma estrutura com invenções e várias adaptações ao seu redor.

O avô, Raimundo Gumz, percebeu o dom da neta com as palavras e a vontade de ela se tornar escritora. Passou a inventar engenhocas para que ela pudesse escrever sozinha. Fez um painel almofadado com botões grandes, de 0 a 9, onde lentamente, com as mãos, ela fazia combinações de dois números para cada letra. Pediu em várias empresas de informática que fizessem um programa especial para a neta, mas ninguém quis produzir. Enfim, o filho do anestesista de Adriana, na época com 14 anos, foi quem inventou um programa para ela escrever.

MOUSE ADAPTADO - Neste sistema Adriana levava de 4 a 5 horas para digitar 4 linhas no computador. O avô foi aperfeiçoando suas invenções e hoje ela escreve com um mouse adaptado no encosto da cadeira de rodas, onde basta encostar a cabeça no momento em que ela quer clicar. Assim ela escreve, joga e escuta os seus cds. Também é dessa maneira que ela cria palavras, frases, textos e seus livros com menos dificuldades.

Para conversar, um índice telefônico é utilizado com palavras escolhidas por Adriana. A pessoa que está com ela aponta as letras e as palavras, e assim sucessivamente, até formar a frase.

O avô Raimundo fez também um painel para ela trocar os canais de televisão sozinha. Cadeira, sofá, privada, tudo foi adaptado para tornar o dia-a-dia de Adriana mais confortável e um pouco mais independente. O vaso sanitário possui almofada de ar, cinto e campainha e a banheira é um bote inflável, que permitem mais conforto e segurança. Para mais privacidade e independência, uma campainha fica ao lado ou presa na perna de Adriana. Assim ela pode chamar alguém quando necessário.

Para que ela possa se alimentar, o avô inventou uma colher de fibra de naylon, que não deforma, não quebra e desliza entre os dentes, sem que ela se machuque.

Comentários

  1. ADRIANA EU TAMBÉM TENHO UMA AMIGA COMO
    VOCE E ELA E MUITO LEGAL O NOME DELA E
    CATHARINA
    TCHAU!
    Lucas EBM Prof Adelaide Starke

    ResponderExcluir
  2. olá! já ouvimos falar muito de você.
    Estudamos em Blumenau e temos uma amiga de sala que é cadeirante.

    Abraços, Gabriele e Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, qualquer duvida que você tiver ou se quiser acompanhar os eventos e palestras você pode entrar no facebook que estará sendo atualizado com frequência. Beijo ;)
      http://www.facebook.com/adriana.gumz.3

      Excluir
  3. ADRIANA AMOOOO SUAS HISTORIAS E SEMPRE CONTO AS CRIANÇAS.A QUE ELES MAIS GOSTAM É DO ELEFANTE QUE CAIU DO CÉU.QUERIA UMA ENTREVISTA SUA P UM PROJETO QUE ESTOU DESENVOLVENDO FALANDO DA IMPORTANCIA DA LEITURA NA EDUCAÇAO INFANTIL.ME RESPONDA EM. BJSSSS MEU EMAIL É VANIA-GOUVEIA@LIVE.COM BJAOOOO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho!
      Olá, qualquer duvida que você tiver ou se quiser acompanhar os eventos e palestras você pode entrar no facebook que estará sendo atualizado com frequência. Beijo ;)
      http://www.facebook.com/adriana.gumz.3

      Excluir

Postar um comentário